• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento X Gestão da Informação: diferenças e benefícios

Muitas pessoas não sabem distinguir muito bem os conceitos de gestão do conhecimento e gestão da informação. A grande maioria, inclusive, não consegue dizer se esses dois conceitos são diferentes ou complementares. Entre suas diferenças e similaridades, porém, existe uma grande verdade: ambos são essenciais para a saúde dos processos de uma instituição de ensino.

Com a Gestão do Conhecimento (do inglês Knowledge Management), é possível visualizar todos os processos documentados de uma empresa, ou até mesmo de uma instituição de ensino, através de suas capilaridades. Seu uso faz com que os gastos em produtos ou serviços sejam reduzidos consideravelmente, visto que a Gestão do Conhecimento prioriza o investimento no capital intelectual, que apresenta melhor custo x benefício – principalmente em instituições que têm, no capital intelectual, seu principal ativo (como é o caso das instituições de ensino).

A Gestão do Conhecimento, inclusive, é capaz de aumentar a autoestima das equipes que trabalham em prol de um objetivo comum, já que colaboradores que têm seus processos ouvidos e documentados tendem a se sentir mais felizes ao dividir opiniões e saberes. Portanto, esse tipo de gerenciamento não traz apenas eficiência, mas também qualidade e extrema dedicação a partir da sua implementação.

Entenda mais sobre Gestão do Conhecimento no EAD com nosso e-book gratuito!

 

Já a gestão da informação vai além na documentação de processos estratégicos, visando o desenvolvimento adequado e a produtividade máxima dentro das organizações. Existe, inclusive, curso superior e técnico apenas para o desenvolvimento da habilidade de gerenciar informações, que pode se tornar um processo bastante complexo dependendo do tamanho da instituição em questão.

A gestão da informação estuda os aspectos técnicos do conhecimento, como a clareza e a linguagem adequada no passar de mensagens, a analisa os principais meios de transmissão para cada tipo de receptor. Além disso, engloba análises sociológicas e políticas do contexto em que cada instituição ou empresa está inserido.

Ambas as gestões podem ser feitas através de uma infraestrutura informatizada, melhorando consideravelmente as possibilidades de trabalho da equipe de gerenciamento. É bom lembrar que, de tempos em tempos, tanto a gestão do conhecimento quanto a da informação são tidas como inerentes a qualquer atividade humana que vise processos e organização de resultados, e que fugir desses conceitos é o mesmo que bater cabeça sem conseguir, de fato, uma forma para a real mensuração de resultados, riscos e gastos.

Banco de questões parametrizado

Agora que você já sabe a diferença entre Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação, é importante entender como a tecnologia pode proporcionar esse tipo de gestão nas instituições de ensino.

O princípio básico do processo de gerência do conhecimento é a organização de arquivos e informações que estejam sempre ao alcance de todos. Nas instituições de ensino, o professor precisa conhecer seus alunos e perceber suas diversidades, pois assim estará apto a desenvolver propostas flexíveis e variadas de ensino. Com base nestas propostas, o conhecimento necessário e significativo fica evidente no processo de aprendizagem. Não por acaso, um software que acumule todo o conhecimento das disciplinas ministradas em um banco de questões parametrizado com a árvore de conteúdo faz-se necessário para as instituições de ensino de qualidade. É assim que professores e coordenadores dos mais diversos polos das instituições podem manter o nível de exigência da instituição e um bom desempenho nas avaliações externas.

Dito isso, vale a pena entender melhor o porquê um bom banco de questões é fundamental para o melhor desempenho da equipe docente. 

guia-da-gestao-do-conhecimento-no-EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais

17 de dezembro de 2018

O que são e para que servem as Diretrizes Curriculares Nacionais?

O sistema de ensino conta com várias regras a serem seguidas. Uma delas são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), normas da Educação Básica que embasam o planejamento curricular das escolas….

Políticas públicas
4 de dezembro de 2018

Entenda como as mudanças na BNCC impactam o vestibular

Em abril de 2018, o Ministério da Educação (MEC) apresentou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma proposta polêmica e que influencia toda a Educação Básica. O…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Como seu candidato pretende melhorar a educação brasileira?Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?Veja como economizar recursos usando o Prova Fácil[GUIA] 32 ferramentas gratuitas valiosas para avaliações onlineComo levar o Prova Fácil para sua instituição?Como nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EAD

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS