• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Embaixadores Prova Fácil

Estudantes de Petrolina utilizam o Prova Fácil e se preparam para o ENEM

Mesmo com tantos avanços em relação ao acesso à educação no Brasil orquestrados desde a década de 90, são poucos os jovens que têm suas vagas garantidas no Ensino Superior no país – apenas 19% na faixa etária de 18 a 24 anos, segundo o IBGE. E foi ao deparar com esse dado que um grupo de alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), lançou como projeto de extensão o Cursinho Popular Paulo Freire. A iniciativa recebe jovens de situação de vulnerabilidade para prepará-los para o ENEM, complementando a educação que recebem no terceiro ano do Ensino Médio.

Em 2018, 60 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho fazem aulas de 07h30 às 17h30 aos sábados, sendo semanais as aulas de português, matemática e redação e quinzenais as demais disciplinas. O objetivo, dessa forma, é aprovar o maior número possível de jovens em universidades que utilizam o ENEM e promover a autonomia no processo de ensino-aprendizagem dos educandos para que eles tenham acesso ao conteúdo do ENEM também fora do ambiente escolar.

Primeira reunião da equipe

Além das aulas semanais, o cursinho promove também simulados a cada dois meses para diagnosticar as principais dificuldades dos alunos. Além do maior conhecimento sobre o desempenho, os simulados permitem também que os alunos tenham contato com provas mais próximas daquelas aplicadas durante o Exame. As correções, por sua vez, são feitas através do aplicativo Prova Fácil, através de parceria com a startup. Segundo o professor João Paulo Duarte, responsável pelos simulados do cursinho, as provas são elaboradas tendo como base questões desenvolvidas pelos professores e, também, adaptações de outros vestibulares. “Os alunos ficam muito motivados por poderem ter contato com uma prova igual à do ENEM, inclusive com a folha de resposta para repassarem as alternativas corretas. Para gente, o ganho é em tempo, porque a correção fica mais rápida”, relata o professor.

O cursinho popular abre processo seletivo no início do ano e, para participar, os interessados devem responder como desejam contribuir com a educação no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais

17 de dezembro de 2018

O que são e para que servem as Diretrizes Curriculares Nacionais?

O sistema de ensino conta com várias regras a serem seguidas. Uma delas são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), normas da Educação Básica que embasam o planejamento curricular das escolas….

Políticas públicas
4 de dezembro de 2018

Entenda como as mudanças na BNCC impactam o vestibular

Em abril de 2018, o Ministério da Educação (MEC) apresentou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma proposta polêmica e que influencia toda a Educação Básica. O…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Como seu candidato pretende melhorar a educação brasileira?Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?Veja como economizar recursos usando o Prova Fácil[GUIA] 32 ferramentas gratuitas valiosas para avaliações onlineComo levar o Prova Fácil para sua instituição?Como nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EAD

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS