• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Ensino Adaptativo

Como o ensino adaptativo pode ajudar a sua instituição de ensino

Não existe mais forma alguma de dissociar educação de qualidade e tecnologia – e os alunos buscam, cada vez mais, instituições que supram suas necessidades de aprendizado com plataformas interativas e ensino de qualidade. Por isso, o ensino adaptativo é um conceito que chega com força ao modo de educar do século XXI, após ser lançado nos EUA com o nome de “iLearn”. Ambientes adaptativos, em geral, trazem formas reais e acessíveis de diagnosticar o nível de aprendizado de diversos alunos.

O ambiente adaptativo, que é 100% virtual, tem como objetivo mapear os pontos fracos do aprendizado em cada disciplina, através do desempenho dos alunos. Esse tipo de plataforma pode ser usada durante e após as aulas, fazendo com que a absorção dos conteúdos ministrados pelo professor seja potencializada com essa ajuda tecnológica.

Além disso, com o ensino adaptativo é possível que a escola, em diversos níveis hierárquicos, monitore os níveis de aprendizado de alunos: de professores a diretores, todos têm acesso às necessidades individuais de cada um. A plataforma também chega em casa, com os pais podendo ter acesso ao desempenho de seus filhos, tornando a relação família-escola ainda mais estreita do que ela costuma ser.

O que isso significa para escola? Novas formas de diversificar o aprendizado e expandir o acesso ao conhecimento personalizado para seus estudantes – e, também, mais empoderamento às instituições que querem usar o ensino adaptativo para aulas específicas de ambiente online, como na modalidade de ensino à distância.

Entenda como a tecnologia mudou a experiência digital do aluno

O ensino adaptativo no ensino fundamental e médio

Ao ter uma ferramenta como essa as instituições de ensino fundamental e médio poderão elevar a qualidade do seu serviço e mostrar com clareza se suas atividades atingem os parâmetros mínimos exigidos pelo MEC. Além disso, com a possibilidade de diversificação de conteúdo, os professores do ensino fundamental e médio podem participar ainda mais da construção do aprendizado, o que gera grande empatia pelo objetivo comum da escola, e, principalmente, refaz a autoestima às vezes perdida pela extensa jornada de trabalho.

O ensino adaptativo no ensino superior

Quando as IES investem em uma plataforma desse calibre elas estão mostrando que não só podem, como devem, mensurar o real nível dos alunos que vão se formar dentro de pouco tempo. Uma grande verdade é que alguns dos testes feitos para atingir essa métrica não são 100% eficientes, já que envolvem fatores emocionais dos alunos. Isso, porém, não acontece quando o ensino adaptativo entra em jogo, já que o desempenho do aprendizado pode ser visto semestralmente através da plataforma.

Em linhas gerais, tecnologias como o ensino adaptativo surgem para nos mostrar que é possível superar a desvalorização do ensino dentro do território brasileiro. Basta abrir os olhos e o coração para as novas tecnologias que estão à disposição no país.

 

Banner 728 px x 90 px

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais

17 de dezembro de 2018

O que são e para que servem as Diretrizes Curriculares Nacionais?

O sistema de ensino conta com várias regras a serem seguidas. Uma delas são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), normas da Educação Básica que embasam o planejamento curricular das escolas….

Políticas públicas
4 de dezembro de 2018

Entenda como as mudanças na BNCC impactam o vestibular

Em abril de 2018, o Ministério da Educação (MEC) apresentou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma proposta polêmica e que influencia toda a Educação Básica. O…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Como seu candidato pretende melhorar a educação brasileira?Veja como economizar recursos usando o Prova Fácil[GUIA] 32 ferramentas gratuitas valiosas para avaliações onlineAntes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?Como nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EADComo levar o Prova Fácil para sua instituição?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS