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Correção de Provas

Como a correção de provas pode aproximar a gestão escolar da sala de aula

Na hierarquia de uma escola, diretores e coordenadores pedagógicos costumam ser, nesta ordem, as figuras mais distantes dos alunos. O primeiro por ter tarefas mais ligadas à gestão escolar, que inclui questões administrativas, financeiras e orçamentárias, manter e melhorar a infraestrutura, pagar e cobrar funcionários, dentre outras atribuições cotidianas que mantém o diretor praticamente trancado em seu gabinete.

 

No caso do segundo, quanto maior a escola, maior também é o distanciamento do coordenador pedagógico da sala de aula já que é função dele gerir a equipe de professores, ajudá-los a elaborar o conteúdo que será ministrado dentro de sala durante o ano letivo e apagar os incêndios que vão surgindo no meio do caminho envolvendo docentes e estudantes. A frequência do coordenador em sala de aula, naturalmente, vai diminuindo à medida que os alunos vão avançando em seus anos escolares.

 

Ao contrário desses dois exemplos, o contato diário dos estudantes se dá com professores e monitores, que acompanham mais de perto suas dificuldades e são responsáveis por orientá-los no dia-a-dia, antes e depois de cada prova. No entanto, algumas experiências mundo afora têm demonstrado que uma escola que aposta na simbiose entre diversas tarefas e na troca de experiências apresenta resultados mais interessantes. Na prática, isso significa criar meios de aproximar gestores e coordenadores pedagógicos das atividades desenvolvidas por cada aluno. Ficou curioso para saber como isso é possível? Saiba que uma tarefa comum como a correção de provas pode contribuir para isso.

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As vantagens de um gestor atento

 

Muitas vezes, o simples fato de caminhar pelos corredores da escola pode revelar grandes problemas que refletem no aprendizado e rendimento de uma turma, por exemplo. Se a sala de aula for um ambiente desorganizado, certamente aquilo influenciará na nota dos alunos. Às vezes, até a forma como as mesas e carteiras estão dispostas pode interferir positiva ou negativamente no rendimento de um grupo de alunos.

Prestar atenção em pequenos detalhes que interferem diretamente na vida dos estudantes e conversar com alunos para saber se alguma melhoria pode ser feita é importante para criar uma relação mais amistosa e menos fria entre as partes.

Levando tecnologia para a sala de aula a partir da correção de provas

Todo mundo tem direito a achar que a correção de provas, além de ser uma tarefa banal, é de responsabilidade dos professores. Pelo menos foi assim que aprendemos na escola, ao longo dos anos em que frequentamos as carteiras destinadas aos alunos, no século XX. Entretanto, essa é mais uma das tarefas em que a tecnologia passou a ocupar um lugar de destaque.

 

A evolução tecnológica na educação, ao longo dos últimos anos, se voltou para resolver problemas que tomam muito tempo tanto dos professores como dos gestores de ensino e que poderiam ser resolvidos de forma mais fácil – economizando tempo e dinheiro preciosos para a escola. A correção de provas, por meio de ferramentas como o Prova Fácil, tem entrado nessa onda.

 

O software permite que provas de múltipla escolha sejam corrigidas em tempo real graças a um aplicativo instalado no smartphone do professor. Com ele, as questões marcadas pelo aluno na folha de respostas são comparadas à do gabarito oficial em questão de segundos. Isso elimina o volume de provas que o professor carrega para corrigir em casa e economiza o tempo para que o docente possa se dedicar a outra atividade, como planejamento de aulas ou descanso com a família.

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E como a correção de provas pode aproximar o gestor da sala de aula?

 

Além de gastar poucos segundos para corrigir todo um gabarito de questões fechadas, o Prova Fácil também gera relatórios personalizados a partir da nota obtida pelo aluno. Com o gráfico em mãos, é possível verificar a evolução dos resultados do estudante ao longo do tempo. Sem contar que, conforme comprovado por alguns estudos, a instituição de ensino que leva a tecnologia para dentro da sala de aula consegue interferir diretamente na qualidade do ensino naquele ambiente e no envolvimento do estudantes com o que ele está aprendendo.

 

Essa ferramenta é essencial para aproximar o gestor do aluno. Ainda que seja difícil acompanhar essa evolução, com o relatório automático diretores e coordenadores pedagógicos podem centrar o foco nos estudantes que apresentam maiores dificuldades de aprendizado e elaborar medidas para um acompanhamento mais de perto.

 

Muitas vezes as notas que um estudante obtém ao longo de um determinado período pode esconder algum problema vivido por ele. E conseguir antecipar uma situação crítica e interferir junto a esse problema é positivo não só para o aluno como para toda a comunidade escolar.

 

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